Amanhã fará 50 anos que a Seleção Brasileira conquistou o Bicampeonato da Copa Do Mundo , e eu vou relatar as coisas que aconteceram antes , durante e após aquele campeonato de 1962 que aconteceu no CHILE.
Depois da campanha vitoriosa em 1958 , João Havelange , presidente da CBD (hoje CBF) pensou em seguir o mesmo planejamento que a consagrou em 58 , porém a seleção não disputaria as eliminatórias, pois o campeão do último mundial garantia vaga automaticamente par defender seu título , junto com o país sede.
A Seleção Brasileira não mudou sua comissão técnica para a disputa , a única coisa que mudou foi o seu treinador , que na copa de 1958 era Vicente Feola , devido a problemas de saúde deu lugar a Aymoré Moreira.O time também era praticamente o mesmo , e os jogadores de idade mais avançada , foram mantidos como Nilton Santos (37 anos) , Didi (32) , Djalma Santos (33) , zito (29) , Zagallo (30) , entre outros. A média de idade do time era aproximadamente 27 anos.
A convocação final , foi trabalhada em duas partes , a primeira com 41 jogadores , e na convocação final dos 11 titulares campeões em 1958 , 9 estavam indo rumo ao BI.
No primeiro jogo o Brasil venceu o fortíssimo time Mexicano por 2 x1 que contava com várias estrelas na época, porém no segundo jogo o time sofreu um duro golpe , Pelé se machucou e a seleção apenas conseguiu um empate contra a Thecoeslováquia (Hoje República Theca).No terceiro jogo Amarildo substituiu Pelé e não decepcionou , fez os 2 gols da vitória da seleção por 2 x 1 sobre a Espanha.
A partir das quartas de final brilhou a estrela de Mané Garrincha , o ponta direito surpreendeu com seu dribles desconcertantes e fez 2 gols na vitória de 3 x 1 sobre a seleção da Inglaterra , na semifinal , com participação forte dele mais uma vez , ajudou á vencer os donos da casa por 4 X 2.
Na final a seleção reencontrou a Thecoeslováquia , os Thecos começaram com tudo e logo fizeram um gol , mas o Brasil não se abateu e fez 2 gols com Amarildo e Vavá. A vitória na final corou uma bela campanha da seleção com 5 vitórias e 1 empate em 6 jogos , com 14 gols marcados e 5 sofridos , e com 4 gols ,Garrincha e Vavá foram os artilheiros daquela Copa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário